ENDOSCOPIA DIGESTIVA BH
DRA RAÍSSA CARVALHO
Endoscopista e Cirurgiã especializada em aparelho digestivo
Agende sua endoscopia pelo whatsapp – clique aqui 
Telefones: (31) 3047-5002 e (31) 99533-2511
Se preferir faça o agendamento pelo formulário abaixo 24hs
Preço de convênio – Parcelamos no cartão de crédito – Não aceitamos convênios nem planos de saúde
Dra. Raíssa Reis de Carvalho
Cirurgiã | Proctologista | Colonoscopista | Endoscopista
CRM-MG: 65613 | RQE: 38288 e RQE: 38289


Medicina na Universidade Estadual Paulista – UNESP
Residência em Cirurgia Geral na Universidade Estadual Paulista – UNESP
Residência Médica em Coloproctologia na Santa Casa de Misericórdia
Coloproctologista e Colonoscopista pela Santa Casa de Belo Horizonte-MG
Especialização em Colonoscopia Pediátrica
Endoscopista pela Faculdade de Tecnologia em Saúde – Ribeirão Preto/SP
Especialização em Endoscopia Pediátrica
Membro da Associação Médica de Minas Gerais
Membro da Sociedade Brasileira de Coloproctologia
Especializada em distúrbios de motilidade intestinal e do assoalho pélvico
ENDOSCOPIA

A endoscopia digestiva alta, frequentemente chamada apenas de endoscopia, é um exame cujo objetivo é visualizar diretamente a parte superior do trato gastrointestinal, composta pelo esôfago, estômago e o duodeno (primeira porção do intestino delgado). O exame é feito com um aparelho chamado de endoscópio, um longo e fino tubo flexível, que possui uma câmera e luz na sua extremidade.
A endoscopia digestiva serve para o diagnóstico de doenças do esôfago, estômago e duodeno, onde há visualização direta do órgão, e também para realização de biópsias e eventualmente é utilizada para tratamento de sangramento digestivo ou retirada de corpo estranho ingerido.
A indicação para realização do exame deve ser feita após consulta médica, sendo as principais indicações, os pacientes que apresentam sintomas dispépticos, como dor ou queimação do estômago, saciedade precoce (perda do apetite após início da refeição) e plenitude pós-prandial (sensação de estufamento após as refeições), devendo-se identificar ainda os sinais de alarme como: sangramento digestivo, anemia, emagrecimento contínuo, entalo frequentes, vômitos persistentes e história de câncer da família. Também é indicado para pacientes com sintomas de refluxo gastroesofágico, e uma séria de patologias, que necessitem de avaliação endoscópica do trato gastrointestinal, sempre depois de uma avaliação clínica minuciosa.
A endoscopia é exame relativamente rápido, com duração total de 10 a 20 minutos. Não é preciso ser internado e o paciente pode voltar para casa logo após o final do exame. Para se realizar a endoscopia digestiva, o paciente é colocado de lado e uma veia do braço é puncionada para administração de medicamentos sedativos e analgésicos, podendo ser acompanhado com médico anestesiologista ou não. Um protetor bucal de plástico costuma ser colocado entre a boca e o endoscópio para impedir o paciente de mordê-lo.
É um aparelho manuseado pelo médico, sendo um longo e fino tubo flexível. Possui uma câmera de alta resolução e uma fonte de luz própria, que serve para iluminar o interior dos órgãos. O aparelho também é capaz de aspirar e injetar água para limpar secreções para melhor visualização direta dos órgãos.
O procedimento dura de cinco a 20 minutos, dependendo das áreas que serão analisadas.
O exame não traz problemas para a mãe e nem para o feto, porém os medicamentos usados durante o procedimento podem interromper a gestação ou causar malformações. Converse com seu médico sobre a real necessidade do exame neste momento.
4ª e 6ª a tarde
LOCALIZAÇÃO E CONTATO
Tel: (31) 3047-5002
Whatsapp: (31)
995332511
Rua dos Otoni, 735 – Sala 706 e 712
Bairro Santa Efigênia Belo Horizonte/MG
Localização no mapa 

